Naturalmente Capoeira trará informações baseadas na cultura popular brasileira.

quinta-feira, 10 de março de 2016

Roda de Capoeira: diferentes visões


O que define uma roda de capoeira é a sua pluralidade de interpretações e  concepções direcionada pelo ritual, ancestralidade e tradições transmitidas de gerações para gerações.

O círculo que forma a roda é conhecido na cultura africana e indígena como uma corrente de energia cíclica que circunda todo o ambiente da manifestação, e entre a diversidade de diálogos é capaz de transcender nossos entendimentos e limites.

Magia pura! Encantamento, felicidade e aprendizado constante... A roda ensina do mais novo ao mais experiente, lições de vida e evolução! Puro sentimento, deixar-se levar pelo som dos instrumentos e pela cantoria repetitiva que é capaz de levar o indivíduo ao transe!

Berimbaus que conversam entre si, pandeiros e percussão trocam informações e complementam a mensagem da bateria aos jogadores, que além de conversarem corporalmente entre si, respondem ao som da musicalidade que leva o espectador a bater palmas e cantar. Tudo isso conectado em uma só energia!

O mais interessante é que cada Roda de capoeira têm sua própria característica, que muda de região em região, de mestre para mestre, linhagem para linhagem... Entre as tantas verdades, cada roda ensina, diferentes visões, mas que geralmente levam para um mesmo caminho! É como a casa, o lar, de um ancião. Tem suas rotinas, suas regras e um bom visitante precisa interpretar e saber respeitar o espaço do ancião.

Não há "juízes" mas todos julgam, e de cada lugar da roda a visão do movimento e do diálogo entre os jogadores é diferente... O que você vê de um "lado" da roda, outro colega talvez não veja do "lado" dele, o que torna o jogo subjetivo dentro de uma grande objetividade e eficiência camuflada na dança e ginga dos corpos maliciosos e audazes.

Indefinível portanto! É sentir, viver, participar para saber o que significa a Roda e que a roda de hoje será diferente da roda de amanhã...


Nenhum comentário:

Postar um comentário