Naturalmente Capoeira trará informações baseadas na cultura popular brasileira.

domingo, 17 de janeiro de 2016

O mau do "ser" humano.

Correndo um pouco pela margem do centro da roda de capoeira mas ao mesmo tempo mergulhando de cabeça no miolo do problema do capoeirista, me arrisco escrever esta postagem para uma breve reflexão de poucos...

Ao estudar a personalidade da vida humana, Freud constatou que quando o EGO é pressionado pelas forças contrárias insistentes trava-se uma luta interna que reflete no comportamento e nas atitudes. O EGO deve tentar retardar os ímpetos agressivos e manipular a realidade externa para aliviar a tensão resultante. Quando o EGO é pressionado demais, o resultado é a condição definida por Freud como ansiedade.

Atualmente aponta-se a Vaidade, o Orgulho, a Prepotência e a Arrogância como maus do "ser" humano moderno. A mania de querer "ser", de pensar em si, como o Mestre da Razão ou Dono do Saber torna o indivíduo Egoísta. E são as atitudes que vão aproximar ou afastar pessoas e as tornarem especiais ou simplesmente estatística de mais um "fútil" na multidão.

Se as ações são livre arbítrio dos homens, parece que as escolhas não tem sido felizes, afinal quantas pessoas especiais você conhece e são exemplos de vida. Cada vez mais raro encontrar pessoas confiáveis, verdadeiras e desprovidas destes maus referidos anteriormente.

Vamos ouvir o chamado do berimbau e entrar na "roda". O capoeirista é uma artista e seu palco é a roda e no centro dela é onde as luzes se acendem sob os olhares deste universo regido pelo berimbau. É natural o ganho de confiança alimentando a auto estima e valorizando o EGO. Inúmeras qualidades que transformam realmente um indivíduo praticante de capoeira.

Talvez aí é que resida a causa do problema! A Capoeira dá muito ao capoeirista, mas nem sempre o capoeirista (ser humano) está preparado para tanto receber e se perde na administração de seu comportamento. A desconfiança natural acrescida da desconfiança exagerada de um capoeirista torna a relação superficial, sem as entregas e revelações necessárias.

Hoje a grande luta do capoeirista é interna, ou entre nós (um contra o outro), afastando a relação de conjunto e unidade que são a verdadeira força de um coletivo compacto e consistente. Sem confiança não há relação, sem reflexão não há entendimento e sem respeito não há paz... Elementos de força presentes no EGO de um "ser" evolutivo. Daí a real necessidade de nos desprendermos da Vaidade, do Orgulho, da Prepotência e da Arrogância que foi construída dentro de nós. É uma limpeza pessoal que a consciência de cada um será conivente para o sucesso de todos.

Vamos começar a faxina hoje para ter um lar saudável amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário